logo

Praia Grande começa dia 17/5 a 3ª etapa do JOMI 2022 recebendo 24 cidades

Praia Grande, no Litoral Sul de São Paulo, vai começar na próxima terça-feira, 17 de maio, a 3ª etapa do JOMI 2022-Jogos Estaduais da Melhor Idade, promovido pela Secretaria Estadual de Esportes de SP, em parceria com as prefeituras anfitriãs de cada etapa.

No período das competições -18 a 22/5- são esperadas mais de 2 500 pessoas idosas participantes no evento.

Se inscreveram 24 cidades da 1ª Região Esportiva de SP. A Secretaria Estadual de Esportes mantém uma classificação própria, que divide os municípios por 8 Regiões Esportivas, diferentes das 16 Regiões Administrativas do Estado.

Cidades participantes

Barueri; BertiogaCarapicuíba; Cotia; CubatãoEmbu das ArtesGuarujá; ItanhaémItapecerica da Serra; JandiraJuquitiba; Mauá; Mongaguá; Osasco; Peruíbe; Praia Grande; Ribeirão Pires; Santo AndréSantos; São Bernardo do Campo; São Paulo; São Vicente; Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

JOMI Praia Grande

A fase regional, na Praia Grande, será a terceira classificatória para a final estadual, que será em Presidente Prudente, entre 28 de junho e 3 de julho. 

A abertura oficial do JOMI será no dia 18, a partir das 13 horas, no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, Bairro Quietude. Após a festa, às 15 horas, terá início a competição da modalidade de coreografia.

JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade

O JOMI é o novo nome do antigo JORI-Jogos Regionais do Idoso- que realizou 23 edições, coordenadas pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras onde eles aconteceram. O nome foi mudado pelo governador João Dória, na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19. 

Esse é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino. 

As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras pessoas colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).

Calendário de todas as etapas

Reportagens 3ª etapa do JOMI 2022 na Praia Grande