O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva foi a estrela do evento de lançamento da nova campanha nacional de vacinação. Com um gesto bastante simbólico, ele foi vacinado pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin, que é médico, com a quinta dose contra a Covid-19.
Ele conclamou toda a população e principalmente as pessoas idosas a não deixarem de fazer a sua imunização.
Pelo amor de Deus, não sejam irresponsáveis vão tomar a vacina, ela salva vidas, disse Lula.
Campanha Nacional começou hoje pelos grupos prioritários
A imunização será realizada com a orientação da “Nova Estratégia de Intensificação da Vacinação”, implantada pelo Ministério da Saúde, que enviou vacinas bivalentes da Pfizer aos municípios, definindo que o público prioritário deve ser o primeiro a ser vacinado.
A vacina será aplicada em quem já recebeu ao menos duas doses de vacina monovalente contra covid-19 e possui intervalo mínimo de 4 meses da última dose.
A vacina bivalente é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.
Campanha de vacinação
Na primeira etapa, os grupos serão vacinados na seguinte ordem:
Fase 1: Pessoas com 70 anos ou mais, moradores em ILPI- Instituições de Longa Permanência, imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
Fase 2: 60 a 69 anos;
Fase 3: Gestantes e puérperas;
Fase 4: Profissionais da saúde.
Fase 5: Uma dose de reforço para quem tem até 40 anos.
Fase 6: Duas doses de reforço para quem tem mais de 40 anos