logo

Prof.ª Maria Antonieta Guerrieiro faleceu em 2021, notícia só agora tornada pública

Prof.ª Maria Antonieta Guerriero fazendo sua palestra sobre "A Memória Cultural do Centro Velho de São Paulo", no 1º Seminário de Políticas Públicas para Pessoas Idosas do Centro, em 2015. Foto: jornal3idade.com.br

É com pesar que o Jornal da 3ª Idade noticia o falecimento da Prof.ª Maria Antonieta Guerriero, ocorrido no dia 1º de dezembro do ano passado, quando ela estava com 96 anos, mas somente agora tornado público.

Ela honrou sua alcunha até o fim, permanecendo guerreira na defesa dos direitos da pessoa idosa. Dias antes do seu mau súbito, em novembro participou de uma reunião de organização da Feira da Cidadania do Fórum Permanente de Políticas Públicas Para Pessoas Idosas da Região Centro, da Capital, em São Paulo, do qual foi uma das fundadoras.

Maria Antonieta Guerriero foi professora de Serviço Social, da UNIFMU por muitos anos. Trabalhou no SESI e no Juizado de Menores. Foi professora da PUC-SP, ajudou a criar o do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento – NEPE- PUC e por duas vezes presidiu o CRESS – Conselho Regional de Serviço Social. 

Nos últimos anos era presente nas reuniões do GCMI- Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo e do Fórum Centro.

Ela não teve filhos, mas era acompanhada de perto pelos sobrinhos, filhos do seu irmão, e pelos sobrinhos netos. A sobrinha Beatriz Dallari Guerreiro, que confirmou seu falecimento, disse que ela foi uma lutadora, que nunca esmoreceu e deixou um grande exemplo para a família.

Homenagens

Prof. Maria Antonieta Guerriero Núcleo de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento da PUCSP

Não só uma querida amiga se foi, uma mulher lúcida que se transformou em uma velha (como gostava de se chamar) que esteve presente em importantes lutas e conquistas dos idosos. Deixa um grande número de amigas e amigos, que construíram um novo lugar para o velho no Brasil, Maria Alice Machado.

-*-

Foi uma pessoa importante pelos ensinamentos que deixou, por tudo que nos ensinou no Fórum Centro e em tantos outros encontros, Maria Aparecida Ribeiro Costa.

-*-

Maria Antonieta minha professora do coração na faculdade de serviço social, minha amiga para todo o sempre! Antonieta tinha uma admirável capacidade intelectual e discernimento sócio politico. Ajudou em vários momentos o Colegiado Leste. Em particular para mim uma fonte de inspiração, postura ética e atenção ao coletivo. Antonieta sentirei muito sua falta… sua energia e os valores de vida que compartilhamos estarão sempre presentes comigo! Obrigada minha querida Antonieta pelos anos juntas!      Maria Cecília Teodoro Sanches

-*-

Foi com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento da Antonieta Guerreiro, uma mulher forte, guerreira de muita sabedoria. Durante anos, sempre nos encontrávamos, no início como aluna, na reconstrução da ANG e depois em momentos de lutas por políticas públicas para pessoa idosa na cidade de São Paulo. Com certeza deixou seu legado de luta, de garra e inspiração para todos. Estará sempre presente em nossos corações, seus ensinamentos jamais serão esquecidos. Vera Lúcia Mariano