logo

Prof.º Zeno Ruedell, presidente do CMI, fala sobre a aprovação da lei da Política Municipal de Valinhos 

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Valinhos, cidade distante 70 quilômetros da capital, em SP, aprovou no final de novembro a Lei Municipal nº668/2024, que institui a sua Política Municipal do Idoso.

Para os ativistas pelos direitos das pessoas idosas da cidade, a regulamentação é uma grande vitória, já que há 20 anos, desde a criação do CMDI Valinhos, em julho de 2004, que a tentavam estabelecer.

Para saber mais sobre essa importante conquista dos valinhenses e também para conhecer mais sobre o CMDI de Valinhos, o Jornal da 3ª Idade conversou com o seu presidente, o Prof.º Zeno Ruedell.

Jornal da 3ª Idade – O senhor é presidente do CMI desde quando?

Profº Zeno Ruedell, presidente do CMDI de Valinhos –  A nossa gestão vai até 5 de janeiro de 2025. A eleição para os conselheiros da sociedade civil para o próximo período já aconteceu. Eu devo continuar representando a mesma entidade e os demais que estavam comigo, também as suas respectivas instituições. Com isso teremos poucas mudanças. A presidência será do poder público. 

Jornal da 3ª Idade – O que o senhor destacaria como as principais ações desse período?

Profº Zeno Ruedell, presidente do CMDI de Valinhos –  Promovemos ações muito importantes: a regularização do cadastramento das entidades que atendem as pessoas idosas; o fluxograma das denúncias que vem do Disque 100; o link de acesso ao “Plano de Ação” de 59 projetos que estabelecemos junto às secretarias e entidades municipais; a distribuição dos exemplares do cartaz “Maus Tratos Contra o Idoso é Crime”, a divulgação do acesso ao link da lei da Política Municipal do Idoso e também a divulgação da Cartilha da Pessoa Idosa.

Jornal da 3ª Idade – Como é essa cartilha?

Profº Zeno Ruedell, presidente do CMDI de Valinhos –  A cartilha foi elaborada para ter um fácil manuseio pela pessoa idosa. Pensamos em publicar os direitos explicados de forma muito simples, inclusive na citação dos artigos do Estatuto. Nesta Cartilha da Pessoa Idosa, além de informações sobre o próprio conselho, também incluímos orientações importantes sobre para evitar acidentes: são dezenas de dicas para precauções em casa. Tem 12 ideias para  cuidados na rua. Também tem recomendações sobre comida, alimentação, médico e outras. O Conselho completou 20 anos e a cartilha foi uma das formas de comemoração.

A nossa cartilha também pode ser uma ideia para outras cidades, porque existem direitos conquistados por leis nacionais que são comuns: o benefício de prestação continuada; a aposentadoria por idade; o acesso ao estacionamento especial. 

Jornal da 3ª Idade – Como o CMDI fará essa cartilha chegar aos idosos da cidade?

Profº Zeno Ruedell, presidente do CMDI de Valinhos –  Fizemos o lançamento na semana passada, no dia 12 de dezembro, quando foi entregue para todos os idosos presentes. As demais pessoas idosas vão receber através das UBS, do CRAS, CREAS e em diferentes lugares públicos. 

Jornal da 3ª Idade – No que a aprovação da Lei Municipal nº 100/2024, que institui a Política Municipal do Idoso de Valinhos, vai melhorar a vida dos mais velhos valinhenses?

Profº Zeno Ruedell, presidente do CMDI de ValinhosPrimeiro é uma vitória de todos nós, porque foram 20 anos de luta para consegui-la. O importante é que é uma conscientização oficial pública e um compromisso assumido perante a comunidade que está crescendo em ritmo acelerado, a cada ano. É uma referência para que possamos trabalhar para tirar as coisas do papel e fazer com que as ações sejam realmente compridas.