logo

Programa PAI de Idosos de São Mateus, em São Paulo, de novo premiado pelo Ministério da Saúde em 2019

O PAI- Programa Acompanhante de Idosos- que é realizado no bairro de São Mateus, na Zona Leste da Capital, em São Paulo, foi escolhido como um dos 14 trabalhos premiados de todo o Brasil, entre os 147 que se inscreveram para o Mapeamento de Experiências Exitosas Estaduais e Municipais no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, que pelo sétimo ano foi realizado pelo Ministério da Saúde. O trabalho que é coordenado por Rosana A. Oliveira, foi o único na categoria dos municípios, entre os nove escolhidos.

Pelo quarto ano consecutivo, um trabalho da RASPI- Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo é escolhido pelo concurso.

Entre as cinco experiências premiadas na categoria por Estado, duas são de São Paulo, ambas da AME Idoso Sudeste: Intergeracionalidade como estratégia em campanha de conscientização sobre doença de Alzheimer, coordenado por Bibiana Marie Sesensato Povinelli. Segurança do idoso participante de atividade física  coordenado por Márcia Maiumi Fukujima.

O Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento (Gise), do Icict/Fiocruz, juntamente com a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Diapes/Saps), do Ministério da Saúde, lançaram o Edital 2019 de Boas Práticas em Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa em junho e as inscrições foram até agosto.

Abaixo a relação de todos os trabalhos que serão premiados na terça-feira, dia  22 de outubro, em Brasília, na cerimônia que contará com a presença de membros do Ministério da Saúde e da Fiocruz.

Por estado, foram premiadas cinco experiências:

Já com os municípios, nove experiências foram escolhidas:

Leia também: Como foi a premiação da 6ª Edição, no ano passado