logo

Programa SP Amigo do Idoso relança orientações para o Selo da Longevidade e fará campanha estadual

A coordenadora do Programa SP Amigo do Idoso, Daniele Ribeiro. Foto: jornal3idade.com.br
A coordenadora do Programa SP Amigo do Idoso, Daniele Ribeiro. Foto: jornal3idade.com.br
Por Hermínia Brandão
herminia@jornal3idade.com.br

Na terça-feira passada, 23/5, foi lançado, através de um encontro virtual, pelo Programa SP Amigo do Idoso, o Guia de Orientações do Selo Paulista da Longevidade que marcou o recomeço dos trabalhos em 2023.

O evento, que pode ser assistido pelo Youtube, contou com a presença de Gilberto Nascimento Jr., Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, do coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento Social, Edson Silva e da Consultora Nacional para o Envelhecimento Saudável da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS – BRA) Cristina Hoffman, que foi a palestrante.

 Para saber mais sobre as novas ações do Programa SP Amigo do Idoso, o Jornal da 3ª Idade conversou com a sua coordenadora estadual, a socióloga Daniele Ribeiro.

Jornal da 3ª Idade – O que o Programa SP Amigo do Idoso está fazendo em 2023?

Daniela Ribeiro, coordenadora estadual do Programa SP Amigo do Idoso – O programa voltou com uma nova composição, da Comissão Intersecretarial. Esses novos membros significam um gás para as coisas que estamos pensando para esse ano. 

Jornal da 3ª Idade – O que exatamente o Programa traz de novidade?

Daniela Ribeiro, coordenadora estadual do Programa SP Amigo do Idoso – Estamos lançando o Guia Paulista da Longevidade que vai ajudar a capacitar os municípios paulistas já contemplados com o Selo Paulista da Longevidade. 

Jornal da 3ª Idade – Quantos municípios já receberam o Selo SP Amigo do Idoso?

Daniela Ribeiro, coordenadora estadual do Programa SP Amigo do Idoso – São 298 municípios que já receberam, sendo que entre eles alguns tem o Selo Inicial, o Selo Intermediário e o Selo Pleno.

Jornal da 3ª Idade – Por que as ações do Programa SP Amigo do Idoso não são mais divulgadas? 

Daniela Ribeiro, coordenadora estadual do Programa SP Amigo do Idoso – Estamos trabalhando junto com a Secretaria de Comunicação do Palácio, para fazermos uma campanha de valorização da pessoa idosa, em parceria com o Conselho Estadual do Idoso de SP.

Jornal da 3ª Idade – Como será essa campanha?

Daniela Ribeiro, coordenadora estadual do Programa SP Amigo do Idoso Ainda estamos estudando, mas pensamos em princípio em cartazes que serão espalhados pelo Estado. Ainda estamos vendo como será essa distribuição. É um movimento para trazer para a cultura brasileira o sentimento de que envelhecer não é ruim, que pode ser muito legal. A sociedade paulista tem que aprender a conviver com as pessoas idosas.