Na cidade de São José dos Campos, no Vale dos Paraíba de SP, começou ontem uma campanha que vai durar toda a semana, com os idosos que se dirigem às unidades básicas de saúde (UBS) para tomar a vacina contra a gripe.
Eles passarão por um exame de prevenção ao câncer bucal, com exames e orientações pelas equipes da Saúde Bucal. A ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da identificação de forma precoce das lesões de boca.
Câncer de boca
O câncer da boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região sublingual. Dentre as causas, estão o uso de cigarro, charuto ou cachimbo, consumo excessivo de álcool e exposição ao sol sem proteção.
Quando detectado precocemente, o câncer bucal pode ter tratamento com alto índice de cura. É necessário estar atento a qualquer alteração na boca, desde mudanças na coloração até o surgimento de lesões parecidas com uma afta que não cicatrizam até 15 dias. Em estágios mais avançados, pode haver dificuldade de fala, mastigação e deglutição, além de dor e íngua no pescoço. Se surgir algum desses sintomas, procure o médico.