Os paulistanos ganharam na sexta-feira da semana passada o “Fórum de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas – Distrito Liberdade”, que funcionará como um braço territorial do Fórum Permanente de Políticas Públicas Para Pessoas Idosas da Região Centro.
A instalação aconteceu na manhã de 20/5, na sede do Centro de Convivência para Pessoa Idosa, da Bunkyo-Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, e foi recepcionada pela presidente da Comissão de Assistência Social da entidade, Seiko Amino.
Como está sendo acompanhada a saúde dos idosos no bairro da Liberdade e na Região Central da capital foi o principal mote da roda de conversa realizada com a presença de coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde no território. Compareceram: Marcos Moreira da Costa, Interlocutor da Saúde do Imigrante, CRS Centro; Renata Luciana H. Fregonezi, Interlocutora da Saúde da Pessoa Idosa CRS Centro e Valéria
Foi anunciado que finalmente o bairro da Liberdade vai ganhar a sua primeira UBS- Unidade Básica de Saúde, uma reivindicação do Fórum Centro desde a sua criação em 2015.
Por enquanto, os moradores do distrito continuarão a ser atendidos pelas três UBS que circunvizinham o território: UBS Humaitá, UBS Nossa Senhora do Brasil e UBS República.
A coordenação do Fórum Liberdade é de Nadir Francisco do Amaral, conselheiro da Região Centro no GCMI- Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo e também coordenador da Comissão da Pessoa Idosa, do Conselho Municipal do Idoso de Saúde.
Participaram: usuários do Centro de Convivência para Pessoa Idosa da Bunkyo; a gerente do CCPI, Nilza Neves; Wagner Gonçalves, Supervisor Técnico da Sé; Claudia Tanta, Associação Brasil Nippo; Kiyoshi Hashimoto, Distrito 4563 – Rotary Club São Paulo Liberdade; Sheila Ventura Pereira, presidente Associação Pró-Falcêmicos Anemia Falciforme e representantes de entidades do bairro.
Representando o Fórum Centro estavam Hermínia Brandão e Maria Aparecida Costa.