O CNDI-Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que é presidido pelo Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Antônio Costa, realizou de forma presencial, nos dias 10 e 11 de março da semana passada, em Brasília, uma reunião intitulada Encontro Técnico para Construção da Rede de Proteção para as Pessoas Idosas-Renadi.
O evento foi transmitido pelo Youtube e se encontra gravado. Na ocasião foram entregues 20 conjuntos de materiais impressos para cada representante estadual. As mesmas publicações também já estão disponibilizadas de forma digital.
Do encontro participaram 23 Estados, com a presença de 21 presidentes de conselhos estaduais e de 6 vice-presidentes. Estiveram presentes os presidentes dos seguintes Estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. Participando de forma virtual: Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A mesa oficial de abertura foi composta pelo Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Antônio Costa, o vice-presidente do CNDI, o advogado Mauro Freitas, representando os conselheiros do CNDI, Francisco Delmontes, a Secretaria Nacional de Proteção Global, Mariana de Souza Machado Neres, o defensor público, da Defensoria Pública da União, Ricardo Figueiredo. Também fez parte da mesa, de forma virtual, a Promotora de Justiça, do TJSC, Lia Nara Dalmutt.
O principal objetivo do encontro foi o de sensibilizar os representantes de conselhos para trabalharem nos seus Estados a implantação da capacitação modelo da RENADI desenhada pelo Pacto Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. O Secretário Nacional pediu para cada conselho estadual escolher um município que servirá de modelo na recepção de cursos e materiais oferecidos pelo CNDI.
Capacitações
Foram anunciadas as capacitações que serão oferecidas aos 19 Estados que assinaram o Pacto Nacional do Idoso. O Mato Grosso é o primeiro a fazer a qualificação através da Universidade de Goiás, campus de Rondonópolis, a partir de hoje, 14 de março.
Em abril o Curso Nacional de Cuidadores, preferencialmente para as ILPI-Instituições de Longa Permanência.
Em abril uma videoconferência vai ensinar como utilizar os recursos dos Fundos Municipais.
Em maio será feita uma capacitação para 1 mil ILPI, de vários Estados, através da Universidade Federal de Viçosa.
Materiais distribuídos
Cartilha Quer Um Conselho que reeditou e atualizou a de mesmo nome de 2016
Relatório Final da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa realizada virtual em 2021
Manual de Fiscalização das ILPI para os Conselhos Estaduais e Municipais da Pessoa Idosa