logo

Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa lançou campanha Junho Violeta alusiva ao 15 de Junho

O Governo Federal, através da  Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, divulgou na quinta-feira da semana passada, 1º/6, que durante o mês estará trabalhando na campanha “Junho Violeta”. Várias ações serão feitas alusivas ao dia 15 de junho, data oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa.

Apenas nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias que apontam para cerca de 282 mil violações de direitos contra esse segmento social. 

No ano passado, os registros oficiais revelaram mais de 150 mil violações a partir de mais de 30 mil denúncias. Isso representa aumento 57% nas denúncias e de 87% nos registros de violações de direitos estatisticamente. Os números são do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

No dia 14 de junho será realizada uma cerimônia em Brasília (DF) com a participação do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, além de representantes de diversos ministérios para divulgar dados relacionados à violência contra a pessoa idosa e destacar ações que serão realizadas pelo governo para a promoção dos direitos dos cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos. 

O Ministério disponibilizou uma página especial com conteúdos e artes especiais da campanha, para que as pessoas possam baixar para usar nas suas divulgações. Confira aqui. 

O Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, declarou que é preciso estar  alerta para tipos de violência normalmente não são citadas.

Não deixar a pessoa idosa manusear o próprio dinheiro quando ela tem condições para fazer, é uma violência. Chamá-la por um apelido que ela não gosta também é um outro tipo de violência. Não podemos deixar de citar também as que mais recebem denúncias no Disque 100: a violência física, psíquica, negligência e patrimonial. Esse mal afeta milhões de pessoas no nosso país. Está em nossas mãos mudar essa realidade, afirmou o secretário.

15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa pela ONU