A cidade de Sorocaba, que sediou uma das aberturas dos 23º Jogos Regionais do Idoso de São Paulo, em maio passado, sagrou-se hoje de manhã (12/12), a campeã do JORI 2019, no ginásio de esportes do CECE Nicolino de Lucca (Bolão), na cidade de Jundiaí, que foi a anfitriã das competições, desde o domingo passado. É a primeira vez que Sorocaba é a campeã do Estado.
A delegação sorocabana esteve em Jundiaí com 110 pessoas, entre atletas, equipe técnica e dirigentes, coordenadas pelo Profº Emerson, da Secretaria Municipal de Esportes de Lazer e competiu em 10 modalidades: no atletismo, natação, coreografia, dança de salão, damas, xadrez, tênis de mesa, tênis, voleibol e Malha.
Essa é uma conquista inédita para Sorocaba que coroa uma campanha harmoniosa, um trabalho de seis anos do Viva Esporte Sorocaba. Estamos muito orgulhosos e todos que estiveram na delegação em Jundiaí deram a sua contribuição, tanto com pontuação, como participação. Para nós a importância maior é colocar a melhor idade em destaque e contribuir para melhorar a qualidade de vida deles através do Esporte. Temos que agradecer aos atletas e também a equipe técnica que trabalhou com esse público: o Júnior; o Fábio; a Edilene; a Rosana e o William, disse o chefe da delegação Profº Emerson.
Sorocaba campeã, com 73 pontos, Piracicaba em segundo (66), Santo André em terceiro e o TIME Jundiaí em quarto lugar, ambos com 58 pontos. Porém, a delegação do ABC Paulista ficou à frente dos anfitriões por ter mais primeiros lugares.
Pódio
Medalhas de Ouro
1º lugar na Coreografia
1º lugar Dança de Salão B
1º lugar Tênis Dupla masculino B
Medalhas de Prata
2º lugar Atletismo feminino
2º lugar Dança de Salão C
Medalhas de Bronze
3º lugar Atletismo masculino
3º lugar Tênis de Mesa masculino A
Classificação final do JORI 2019
Final do JORI 2019 em Jundiaí
A última fase do principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP aconteceu no período de 8 a 12 de dezembro de 2019, com a participação de 178 municípios (203 tinham se inscrito) na cidade de Jundiaí, a 57 quilômetros da capital.
Organizado no formato de uma olimpíada, com modalidades adaptadas, o JORI todo ano é realizado em etapas regionais mais a final, com organização da Secretaria Estadual de Esportes e as secretarias municipais de esporte. A gestora do JORI, pela Secretaria Estadual de Esportes é Glícia Maria Bellemo.
As modalidades que foram disputadas são as mesmas que estiveram nas provas das etapas anteriores: Atletismo (Masculino e Feminino); Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto); Dominó (Masculino e Feminino); Malha (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado – Masculino/Feminino e Xadrez – Masculino/Feminino.
Participaram das provas finais os atletas classificados no primeiro e segundo lugar, em cada modalidade, categoria e sexo, em todas as etapas anteriores.