O grupo Terceira Idade Pastoral São Joaquim, que se reúne toda quarta-feira, no salão que fica nos fundos da igreja, em frente a Praça Piemonte, na região do Autódromo de Interlagos, além de ser muito alegre e divertido, tem algumas particularidades especiais: é um dos mais antigos de SP e tem uma das coordenadoras mais longevas.
Haydée da Cruz Ramos, a Dona Haydée, tem 97 anos completados em fevereiro último e está em plena atividade. Teve dois filhos (um já falecido), tem 7 netos e 4 bisnetos. Além da família, sua outra dedicação sempre foi com o grupo de terceira idade que ela criou em 1952. Durante 36 anos funcionou na sede da Sociedade Amigos da Cidade Dutra, com o nome de Pioneiros da Cidade Dutra, mas teve que mudar de lugar e nome devido a problemas com uma pessoa que se utilizou da denominação.
Depois de décadas de muita união, apoio e divertimento, tivemos que sair do lugar e mudar de nome. Uma senhora se registrou junto a um órgão da Prefeitura com nosso nome e passou a receber uma verba oficial. Foi triste, não tínhamos como continuar no mesmo lugar. Foi quando recebemos o convite do Padre para criarmos a Pastoral São Joaquim. Estamos aqui há 26 anos, contou Dona Haydée.
A coordenação do grupo Terceira Idade Pastoral São Joaquim continua com Dona Hydée na coordenação, mas hoje ela tem duas pessoas também responsáveis pelas atividades e passeios. Dora da Silva, como vice-coordenadora e Dolores Molinari cuidando do financeiro. O grupo é aberto para quem quiser participar.
Temos trabalhado muito para dar continuidade a esse trabalho iniciado por Dona Haydée, que é alegre. O grupo tem cerca de 60 mulheres, a maioria delas viúvas, que contam com essa socialização e amizade, fala a vice-coordenadora, Dora da Silva.