logo

“The Splash Sisters”, um time de jogadores de basquete com 80 anos ou mais, dos EUA

Um dos times The Splash Sisters da da Senior Women's Basketball Association (Associação de Basquete Feminino Sênior de San Diego), dos EUA, que voltaram a jogar, no verão de 2021. Foto: divulgação

Durante a quarentena elas ficaram em casa, respeitando a necessidade de isolamento social, como quase todas as atletas idosas das centenas de times de todo o mundo. “Quase todas”, porque mesmo em casa elas se diferenciaram das demais. Se esmeraram para manter o condicionamento físico para voltar a fazer o que adoram: jogar pelo The Splash Sisters, um time de basquete que tem como regra ter 80 anos.

No final de junho, com a chegada do verão norte-americano elas começaram a retornar aos treinos e a planejar como estarão na nova temporada de competições. Ainda desta vez não puderam estar no torneio bienal dos Jogos Nacionais de Seniores de Verão, também cancelados devido à pandemia, mas estarão em todos de 2022. 

Para saber mais de como elas passaram pela pior fase da pandemia, o Jornal da 3ª Idade conversou com Joy de Beyer, a presidente do conselho diretor da Senior Women’s Basketball Association (Associação de Basquete Feminino Sênior de San Diego), uma organização sem fins lucrativos, com sede na costa da Califórnia, às margens do Oceano Pacífico. A entidade mantém uma Liga com times femininos com atletas a partir dos 50 anos e também participa de várias ações de ajuda à comunidade local.

Joy de Beyer é a presidente do conselho diretor da Senior Women’s Basketball Association. Foto: divulgação

 

Jornal da 3ª Idade – Como foi para essas senhoras, acostumadas a jogar e ter uma rotina em conjunto, passar pela pandemia?

Joy de Beyer – Fico feliz em responder suas perguntas e falar do nosso trabalho para mulheres brasileiras e em especial as que são também atletas. Durante toda a quarentena mantivemos contato com todos por e-mails, todas as semanas com notícias sobre nossos membros, piadas, histórias sobre o que estávamos lendo, cozinhando ou assistindo na TV. O técnico da equipe das jogadoras mais velhas (Splash) fazia um zoom com eles todas as semanas para manter o contato. Nas “lives” eles faziam exercícios (usando o basquete) e conversavam, festejavam aniversários etc. Muitos membros começaram a jogar pickleball, que é jogado ao ar livre. 

Jornal da 3ª Idade – Quando retornaram aos treinos?

Joy de Beyer – Voltamos em junho.

Jornal da 3ª Idade – Todas as atletas estão vacinadas? Sabemos que muitas pessoas, mesmo idosas, não estão tomando a vacina nos Estados Unidos.

Joy de Beyer – Sim, todas as pessoas que voltaram estão vacinadas. Insistimos para que todos, jogadoras e membros da equipe mostrassem o comprovante de vacinação. Algumas jogadoras tomaram a vacina só para jogar, outras recusaram e essas não estão jogando. Também insistimos que a empresa que nos fornece os árbitros envie apenas profissionais vacinados e com máscaras. Abrimos as portas da academia e temos grandes ventiladores soprando para conseguir uma boa circulação de ar. 

Jornal da 3ª Idade – Quais são os planos para 2022?

 Joy de Beyer –  Agora estamos pedindo aos nossos jogadores para obterem suas doses de reforço. Estamos tocando em nossa programação normal e estamos ansiosos para nossa festa de Natal. Claro que não tivemos a do ano passado, então todos estamos ansiosos pelo encontro.  

Jornal da 3ª Idade –  De todos os times, quantos anos tem a jogadora mais velha? 

 Joy de Beyer  Ela está com 95 e em janeiro fará 96.  Ela ainda pode jogar bem e fazer cestas (ou seja, colocar a bola no aro). Nossas jogadoras têm entre 50 e 95 anos de idade. Várias têm mais de 90 anos e muitas estão na casa dos 80 anos. Elas são realmente inspiradoras.

Jornal da 3ª Idade – A Associação já tem um calendário de jogos para 2022? 

  Joy de Beyer – Jogamos temporadas contínuas, cada uma de 8 jogos. Os jogos são disputados nas noites de quinta-feira e aos domingos. E temos o jogo “pick up” às quartas-feiras, quando as pessoas simplesmente aparecem e jogam juntas sem marcar pontos. Jogamos em meia quadra, em times de 3.

Time The Splash Sisters de 2017, na época todas com 80+. Foto: reprodução YouTube ESPN