logo

V Conferência sobre Envelhecimento e Direitos do Idoso na AL e no Caribe


A CEPAL, uma das cinco comissões econômicas da ONU, sediada no Chile, vai receber de 13 a 15 de dezembro de 2022, a Quinta Conferência Regional Intergovernamental sobre Envelhecimento e Direitos do Idoso na América Latina e no Caribe. O evento ocorrerá de forma híbrida, presencial e virtual, quando o governo chileno assumirá a presidência da Conferência, que desde 2017 é exercida pelo Paraguai. 

A expectativa é reunir representantes de governos, instituições internacionais organizações, setor privado, academia e sociedade civil para identificar as conquistas e desafios da região. Na ocasião, a CEPAL apresentará o relatório regional sobre a implementação e avaliação do Plano de Ação Internacional de Madri sobre o Envelhecimento e os países apresentarão seus relatórios nacionais.

Essa reunião servirá de marco para a quarta revisão e avaliação do Plano de Ação Internacional, que ocorrerá globalmente em 2023 no âmbito da 61ª sessão da Comissão de Desenvolvimento Social das Nações Unidas.

Representantes de entidades podem se inscrever para participação virtual.

Cepal

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) foi criada em 1948 pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas com o objetivo de incentivar a cooperação econômica entre os seus membros. Ela é uma das cinco comissões econômicas da Organização das Nações Unidas (ONU) e possui 46 estados e oito territórios não independentes como membros. Além dos países da América Latina e Caribe, fazem parte da CEPAL o Canadá, França, Japão, Noruega, Países Baixos, Portugal, Espanha, Reino Unido, Turquia, Itália e Estados Unidos da América. A atual secretária-executiva da CEPAL é a economista mexicana Alicia Bárcena.