logo

“Velhices De Pessoas Imigrantes: Como As Comunidades Estão Organizadas?” é tema na UNIBES Cultural

Velhices De Pessoas Imigrantes: Como As Comunidades Estão Organizadas? é o tema do evento que a UNIBES Cultural promove no próximo dia 26 de junho para lembrar duas efemérides: importantes e interligadas por necessidades e desafios em comum: a campanha “Junho Violeta”, que convoca para o combate à violência contra os idosos, e o “Dia do Imigrante”, celebrado em 25 de junho.

A realidade das velhices de pessoas imigrantes no Brasil, especialmente em São Paulo, e a crescente população de idosos imigrantes no Brasil precisará ser enfrentada com a colaboração entre poder público, órgãos da sociedade civil e principalmente por suas comunidades, que oferecem a conexão possível com suas origens.

 Programação

9 horas – Credenciamento e café

9h40 – Abertura e Apresentação do Coral do Centro Dia para Idoso Bom Retiro

10h00 – Palestra magna “História da imigração em São Paulo”, Museu da Imigração

10h30 – Apresentações dos serviços de atenção às pessoas imigrantes: Relatos de experiências vividas, com Convita, Unibes, Enkyo e Memorial do Holocausto

11h30 – Vivência “Yura Ritmo”: programa de promoção de saúde para pessoas idosas. Trocas entre Brasil e Japão – EACH/USP

12h00 – Perguntas e fechamento

 Convidados: da Convita, Diego Félix Miguel;  da Unibes, Rachel Vainzoff Katz, da Enkyo, Carlos André Uehara; do Memorial do Holocausto em São Paulo, Sarita Mucinic Sarue e para uma “Vivência Yura Ritmo”, a professora Rosa Chubaci, da EACH USP.