logo

XII Prêmio Benedicto Galvão da Comissão da Igualdade Racial, da OAB-SP, em 2023 só premiará advogados 60+

A Comissão da Igualdade Racial, da OAB-SP, está com inscrições abertas para o XII Prêmio Benedicto Galvão, que reconhece ações que fortaleçam, de maneira efetiva, o combate ao racismo.

As indicações e candidaturas para a premiação devem ser feitas até o dia 15 de setembro por meio do preenchimento de um formulário online

O Prêmio Benedicto Galvão é concedido anualmente no mês da Consciência Negra e neste ano reconhecerá três pessoas com histórico de contribuições no enfrentamento das questões discriminatórias e seus efeitos prejudiciais na sociedade. Em 2023, serão admitidas apenas inscrições de pessoas com 60 anos ou mais.

 Na cultura Bântu- que foi essencial para a formação da cultura brasileira, o  Kindezi é a arte de cuidador e tem um grande valor para a comunidade. Foi pensando nesses ensinamentos que a edição 2023 da premiação vai homenagea a transmissão da tradição dos anciãos negros.

O foco deste ano é premiar advogados que já atingiram a melhor idade. Somos a realização dos sonhos de nossos ancestrais, por isso vamos homenagear em vida aqueles que fizeram de sua guia a abertura dos caminhos para que chegássemos a esse momento de progresso social, econômico e intelectual da população negra. Nós, enquanto sociedade, precisamos saudar, honrar e festejar esse grupo que tanto fez e segue fazendo pelo país, afirma o presidente da Comissão de Igualdade Racial, Irapuã Santana.

Dos três prêmios, um será concedido por indicação direta da Comissão de Igualdade Racial e os outros dois por votação popular. O anúncio das pessoas vencedoras do XII Prêmio Benedicto Galvão será feito no último dia do 2º Congresso Estadual da Advocacia Negra (CEDAN), que ocorrerá nos dias 18, 21 e 22 de novembro.

Quem foi Benedicto Galvão

Benedicto Galvão que batiza a premiação da Comissão da Igualdade Racial, da OAB-SP foi o primeiro advogado negro a presidir a entidade, em 1940.

Nasceu na cidade de Itu, no interior do Estado, em 1881, veio para São Paulo e diplomou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1907, passando a advogar no famoso escritório de Alfredo e Ernesto Pujol. Morreu em 11 de julho de 1943.