logo

Museu do Ipiranga, na Zona Sul, oferece entrada gratuita e programação especial no aniversário de São Paulo

Siga o Jornal da 3ª Idade de SP no Instagram

No final de semana do aniversário de São Paulo, o Museu do Ipiranga, na Rua dos Patriotas nº 100, terá entrada gratuita nos dias 24 e 25 de janeiro e uma programação especial.

O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.

Programação

Visitas mediadas | Cidade de São Paulo: formação e transformação
24 e 25 de janeiro, às 10h30 e às 14h 

O percurso convida o público a conhecer a história de São Paulo por meio das exposições do Museu do Ipiranga. A visita relaciona passado e presente e discute as histórias sobre a fundação da cidade e a forma como passou a se ver e a ser representada. Também são abordadas as desigualdades sociais e as diferenças entre as regiões da cidade, que existem desde o passado e continuam hoje.

Obras de arte e documentos antigos ajudam a contar essa história, como a pintura Fundação de São Paulo (1907), de Oscar Pereira da Silva, que apresenta uma visão idealizada da origem da cidade; registros visuais do rio Tamanduateí, incluindo a obra Inundação da Várzea do Carmo (1892), de Benedito Calixto, além de fotografias de Militão Augusto de Azevedo e Guilherme Gaensly, que revelam os usos cotidianos desse território.

O roteiro também aborda o crescimento desigual da cidade a partir de obras como Paisagem do campo do Ipiranga (1893), de Antônio Parreiras, documentos fotográficos sobre cortiços e o mundo do trabalho urbano, e se encerra no Salão Nobre, diante da pintura Independência ou Morte (1888), de Pedro Américo, discutindo a construção de mitos históricos e sua relação com a cidade de São Paulo.

Como chegar no museu

Transporte público: De metrô, há três estações da linha 2 (verde) próximas ao Museu, Alto do Ipiranga (30 minutos de caminhada), Santos-Imigrantes (25 minutos a pé) e Sacomã (25 minutos a pé). A linha 710 da CPTM tem uma parada no Ipiranga (20 minutos de caminhada).

 Principais linhas de ônibus: 4113-10 (Gentil de Moura – Pça da República), 4706-10 (Jd. Maria Estela – Metrô Vila Mariana), 478P-10 (Sacomã – Pompeia), 476G-10 (Ibirapuera – Jd.Elba), 5705-10 (Terminal Sacomã – metrô Vergueiro), 314J-10 (Pça Almeida Junior – Pq. Sta Madalena), 218 (São Bernardo do Campo – São Paulo).

Pessoas com deficiência em transporte individual: na entrada da rua Xavier de Almeida, nº 1, há vagas rotativas (zona azul) em 90°.

Bicicletas: para quem usa bicicleta, há paraciclos disponíveis próximos aos portões da R. Xavier de Almeida e R. dos Patriotas.