Vinte e quatro equipes municipais vão disputar a prova de Coreografia, na etapa final dos Jogos da Melhor Idade de SP (JOMI Estadual 2023) que serão realizados de 4 a 9 de setembro, em São José do Rio Preto, distante 450 quilômetros da Capital.
Seguindo a tradição, a competição será realizada logo após a abertura oficial do evento na terça-feira 5 de setembro, às 15h, no Teatro Paulo Moura, com entrada aberta ao público, em geral. Como sempre, é nesse momento que as delegações fazem seus desfiles olímpicos com a bandeira de cada cidade. Logo depois vem o cerimonial com autoridades, juramento do atleta e acendimento da pira olímpica.
Para essa final de 2023, estão inscritas 183 cidadesque devem levar para o JOMI cerca de 3 mil pessoas, entre atletas e suas comissões técnicas. A Prefeitura anfitriã espera que passem mais de 5 mil pessoas pela cidade, envolvendo todas as etapas do torneio.
Os atletas ficarão alojados em 25 escolas municipais, com refeições concentradas no Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”. Já a equipe de arbitragem terá refeição servida na escola Francisco Felipe Caputo, no Distrito Industrial. As competições serão realizadas em 13 locais, sendo 10 espaços públicos e três particulares.
Modalidades que estarão competindo
As modalidades disputadas em todas as etapas e que agora concorrem pela medalha final com os dois primeiros colocados de cada categoria são: Atletismo (Masculino e Feminino); Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto); Dominó (Masculino e Feminino); Malha (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado – Masculino/Feminino e Xadrez – Masculino/Feminino.
O que é o JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade
O JOMI é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, pioneiro no Brasil em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino.
JOMI é o nome que substituiu o JORI-Jogos Regionais do Idoso, que batizou 23 edições. O modelo continua o mesmo: é coordenado pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras que sediam cada etapa. O nome foi mudado na etapa final de 2019, pelo então governador João Dória, o que não agradou a muitos dos esportistas. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19. Desde 2022 o JOMI voltou tímido. Em 2023, com muitas cidades ausentes, manteve o formato e o nome (para decepção da maioria que continua no dia a dia chamando de JORI).