logo

Desfile de idosos moradores de residenciais, com cartazes reivindicando direitos, fechou o principal fórum do país sobre instituições de longa permanência (ILPI)

Siga o Jornal da 3ª Idade no Instagram

O Sr. Álvaro, de gravata borboleta, foi uma das 12 pessoas idosas, moradoras de residenciais, que desfilaram com cartazes de reivindicações de direitos, tais como: Nada sobre nós, sem nós!; Não basta regular. É preciso Respeitar!, Quero me mover e não ser imobilizado!  

A exibição fez o encerramento, no sábado, 30 de agosto, da terceira edição do ILPI Expo Fórum. O evento é atualmente o fórum mais importante do país no debate dos principais temas relacionados à moradia coletiva de pessoas idosas do Brasil, nas instituições de longa permanência (ILPI), sejam particulares, públicas ou filantrópicas.

Colocar os idosos no tapete vermelho, para fechar o evento, como também fizemos no ano passado, é uma intervenção artística para celebrar a vida. Isso mostra que eles são os verdadeiros protagonistas de tudo que foi debatido aqui, com tantos profissionais muito qualificados, disse o arte terapeuta, bailarino e doutorando em Artes Expressivas, Guilherme de Almeida.

Organizado pela Plataforma Trevoo, capitaneado pela diretora executiva, Eliz Taddei, a ILPI Expo Fórum 2025 aconteceu durante dois dias, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Como nos anteriores, reuniu centenas de pessoas, de vários Estados, para Gestores e profissionais dos residenciais assistirem palestras e debaterem com representantes da Vigilância Sanitária, da Promotoria do Idoso, dos conselhos de direitos, da OAB e professores de diferentes áreas.

A feira com estandes de indústrias e serviços que trabalham no setor apresentou, nesta edição, vários produtos com inteligência artificial.

O Jornal da 3ª Idade acompanhou dois debates específicos.

Na sexta-feira, 29 de agosto, a Sessão da Câmara Técnica que reuniu representantes de órgãos fiscalizatórios e regulatórios que atuam junto às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).  (leia)

No sábado, 30 de agosto, a mesa redonda Garantia de direitos dos idosos institucionalizados: desafios, legislação e práticas de cuidado, que discutiu os principais desafios na proteção dos direitos dos idosos em instituições de longa permanência.(leia)