logo

Estão abertas as inscrições para o programa Turismo60+ que oferece viagens grátis para terceira idade de SP

Siga o Jornal da 3ª Idade de SP no Instagram

Desde a última segunda-feira, 12 de janeiro, que os grupos de terceira idade do Interior, do Litoral Sul e Litoral Norte, têm à sua disposição as inscrições abertas para o programa Turismo60+, uma oportunidade para conhecer cidades com viagens de quatro dias totalmente pagas pelo governo estadual. Os grupos paulistanos não poderão aproveitar o benefício, somente os das outras localidades poderão visitar a capital.

A iniciativa foi lançada em dezembro de 2025 pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado e prefeituras de municípios turísticos. A proposta do governo estadual é que até 3 mil pessoas idosas sejam contempladas com os roteiros até junho de 2026. 

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, no momento a capital não estabeleceu convênio para os grupos da cidade: Inicialmente, por parte da SMTUR – Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, o foco continuará no programa City Tour, que é uma ação realizada em parceria com a Secretaria de Educação e a com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, que leva crianças da rede pública municipal e idosos assistidos pelas entidades do município para pontos turísticos da capital (texto enviado pela SMTUR). 

Os grupos devem ter de 25 a 45 pessoas, sendo obrigatório o acompanhamento de responsável do grupo durante a viagem. Até 20% do grupo pode ser formado por responsáveis pelo grupo.As viagens têm serviços inclusos de alimentação, hospedagem, passeios, seguro-viagem, guia de turismo e kit viagem (camiseta, garrafinha d’água e viseira) para grupos formados por no mínimo 30 pessoas. Os municípios contemplados no primeiro semestre de 2026 são: Praia Grande, Ubatuba, Serra Negra, Aparecida e Cunha.

O transporte dos visitantes deverá ser oferecido pelos municípios ou pelos próprios grupos participantes. As inscrições para os grupos são realizadas pelas prefeituras ou organizações sociais, através do site do projeto.