logo

Fórum da Pessoa Idosa do Tremembé, na Zona Norte, é o mais novo espaço de defesa dos direitos de São Paulo

A cidade de São Paulo ganhou no último sábado, 8 de junho, mais um espaço na busca pela garantia dos direitos dos cidadãos mais velhos, com a inauguração do Fórum da Pessoa Idosa do Tremembé.

No próximo encontro, no dia 22 de junho, será escolhida a sua coordenação. As reuniões deverão continuar sendo na Rua Ushikichi Kamiya, 684, nas dependências do Parque Casa de Pedra.

Participaram da assembleia inaugural, moradores do bairro, a presidente do Instituto Laura Kamia, o ex-vereador Ushitaro Kamia, o ex-conselheiro do GCMI, Antônio Mariano e representantes de entidades do distrito.

O distrito do Tremembé

O distrito do Tremembé, o quarto maior entre os 96 distritos da cidade, é um pouco mais novo que o vizinho Jaçanã. Surgiu vinte anos mais tarde, em 10 de novembro de 1890. Nasceu do desmembramento da fazenda da família Vicente de Azevedo em chácaras e glebas médias. Tudo indica que a sede da fazenda ficava na esquina da Avenida Nova Cantareira com a Rua Maria Amália Lopes Azevedo. É por esse motivo que a região ainda é chamada pelos mais velhos por Fazendinha.

A área verde do Tremembé é o destaque da região que abriga, além do Horto Florestal (criado em 1896), parte do Parque Estadual da Cantareira (a outra parte do parque pertence ao distrito do Mandaqui), criado em 1963. O parque abrange parte da Serra da Cantareira e é um fragmento de Mata Atlântica com várias espécies da fauna e flora.