logo

Guarujá, SP, fará evento especial vai celebrar o 1º de outubro como Dia Internacional da Pessoa Idosa

Siga o Jornal da 3ª Idade no Instagram

No dia 1º de outubro, a cidade do Guarujá, no Litoral Sul de SP, celebrará o Dia Internacional  e Nacional das Pessoas Idosas com um evento especial. Serão realizadas diversas atividades voltadas à saúde e ao bem-estar, com foco na terceira idade. O evento, que é gratuito e aberto ao público, acontecerá das 8h30 ao meio-dia, no Ginásio Guaibê, na Av. Santos Dumont, s/nº. 

A partir das 9h30, o público poderá desfrutar de apresentações culturais, com o Grupo de Dança da Melhor Idade da Associação dos Idosos, Pensionistas e Aposentados de Vicente de Carvalho (Asipavic), e desfiles da terceira idade, com o Centro de Atendimento à Terceira Idade (Cati).

Haverá também atividades interativas e de saúde, com acupuntura auricular para bem-estar, alongamento guiado para pessoas idosas e vôlei adaptado, com a treinadora Usa, da Sel. Também serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e atendimento oftalmológico. Para fechar o evento, será realizada uma palestra, com o tema: “Saúde e qualidade de vida na terceira idade”, ministrada por um médico geriatra.

A presidente do CMDPI, Lilia Rodrigues, destaca que o evento tem o objetivo de valorizar a pessoa idosa, promover a conscientização da sociedade sobre seus direitos, desafios e relevância. “Além disso, esse dia especial, será para incentivar políticas públicas voltadas ao bem-estar, qualidade de vida e inclusão desta faixa etária na comunidade. A presença e o envolvimento de toda a comunidade são de suma importância, para que juntos possamos fortalecer o respeito, a dignidade e a integração social das pessoas idosas”, conclui.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Guarujá, através do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDPI), sob a coordenação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci). Também participam as Secretarias de Esporte e Lazer (Sel), Saúde (Sesau), Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) e o Fundo Social de Solidariedade (FSS). Além disso, há o apoio das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) Casa de Dandara, EducaSurf e Criança & Art – Criart.