logo

Osasco ficou com a Medalha de Prata na Coreografia na 2ª Etapa do JOMI 2023 e pela primeira vez vai para o JAI

Apresentação do Grupo de Dança de Osasco, na disputa da modalidade Coreografia, na 2ª Etapa do JOMI 2023, em São Bernardo do Campo. Foto: jornal3idade.com.br

Osasco, cidade da Grande São Paulo, ficou com a Medalha de Prata, na tarde da última terça-feira, 18 de abril, na competição da modalidade, na 2ª Etapa dos Jogos da Melhor Idade 2023 (JOMI Estadual), em São Bernardo do Campo. O torneio, que começou na última segunda-feira, vai até o próximo domingo, 23/4.

Itanhaém ficou com a Medalha de Ouro e Santo André com a Medalha de Bronze, todas na categoria Coreografia B. A única concorrente na Categoria A foi a cidade anfitriã, que assim ficou diretamente classificada para a final, que será em 24 de junho, em São José do Rio Preto.  As apresentações da modalidade aconteceram no auditório do Centro de Formação de Professores Ruth Cardoso de São Bernardo do Campo (CENFORPE). 

Tributo ao Queen, em alusão a banda britânica de rock, fundada em 1970, que teve Freddie Mercury como expoente e até hoje é uma das recordistas de vendas de discos, foi o tema da apresentação.

O Grupo Master Dance de Osasco é um trabalho com 9 mulheres que nunca tinham dançado antes. Hoje reunimos algumas das melhores dançarinas da coreografia de terceira idade do Estado de São Paulo. Pela primeira vez estamos indo para o Estadual, porque nos anos anteriores ficávamos sempre em terceiro lugar. Recebemos notas para ficar em primeiro lugar, mas perdemos 3 pontos por conta de uma penalidade, por termos tirado a jaqueta. Pelo regulamento foi considerado cenário. Ainda assim ficamos em segundo lugar, declarou bastante emocionada a Prof.ª Maria Tereza Molento, responsável pela apresentação.

Tetê, como todos tratam a coreógrafa, é além de uma profissional da Dança,  uma estudiosa do envelhecimento humano. É Educadora Física, pós graduada em Gerontologia e Fisiologia do Envelhecimento.  Ela foi dançarina de Jazz Moderno por 12 anos, Personal em academias e há 11 anos está atuando na Prefeitura de Osasco.

Delegação de Osasco em São Bernardo do Campo

Os osasquences estão participando com uma delegação de 108 pessoas, entre atletas, técnicos e pessoal de apoio, chefiados pelo Profª  Tereza Cristina. Estão disputando todas as 14 modalidades do torneio.

1ª Região Esportiva do Estado de São Paulo

A Secretaria Estadual de Esportes de SP mantém uma classificação própria, que divide os municípios, por 8 Regiões Esportivas, diferente das 16 Regiões Administrativas do Estado. A cidade de São Bernardo está na 1ª Região Esportiva, que tem a cidade de Santos como referência.

JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade

O JOMI é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino. 

As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras pessoas colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).

JOMI é o nome que substituiu o JORI-Jogos Regionais do Idoso-que realizou 23 edições. O modelo continua o mesmo: é coordenado pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras que sediam cada etapa. O nome foi mudado na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19.  

Em 2022 o JOMI voltou ainda tímido, com muitas cidades ausentes, ainda com temor da pandemia. Os organizadores esperam que em 2023 aconteça uma retomada.

Calendário de todas as etapas