Santo André, cidade da Região do ABC, na Grande São Paulo, foi a primeira a dar início à imunização suplementar em idosos, a chamada 3ª dose contra a COVID19. Na última sexta-feira, dia 3/9, três dias antes do calendário estadual que começa oficialmente hoje (6/9) para essa vacinação.
Inicialmente a vacinação ficou determinada para as pessoas idosas com mais de 90 anos, acamadas, além dos que residem em ILPI- Instituições de longa permanência.
Fortunata Maria de Souza, de 91 anos, moradora do Jardim Las Vegas, recebeu a primeira dose da vacina Coronavac em fevereiro, a segunda dose em março, e foi a primeira a receber o reforço da vacina contra Covid-19 no município. Com quadro de Alzheimer, a idosa é acamada e desde março é acompanhada pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).
O aposentado Josué Souza, de 62 anos, acompanhou a vacinação da mãe e está aliviado com o reforço da vacina. “Agora estou com mais segurança. Minha mãe enfrenta dificuldade para andar, tem Alzheimer e dorme à base de remédio. Estamos tomando o máximo de cuidado. Agora estou na expectativa da minha terceira dose também, estou na esperança de, até o final do ano, estarmos livres desse vírus”, comentou.
O município vai vacinar agora cerca de 4 mil pessoas. Para as pessoas idosas que já tomaram há seis meses e não estão acamados, a imunização começou no sábado (4/9) no formato drive-thru.
Durante a semana é necessário realizar agendamento no site psa.santoandre.br/vacinacovid, que indicará data, horário e locais disponíveis. No dia da vacinação é preciso levar documento de identidade e comprovante de recebimento das primeiras doses.
Segundo a Prefeitura, assim que receberem novas doses de vacina começam com idosos a partir de 70 anos.
Fonte: Secom/Santo André