O Vida Ativa, da cidade de Barueri, na Grande São Paulo, que promove um programa aliado da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Esportes no monitoramento dos idosos, retoma a partir de hoje, 14 de fevereiro. Foram quase dois anos parados por conta da pandemia.
Nessa ação, os moradores triados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que apresentam quadro de hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol e triglicérides altos, depois de submetidos a exames de sangue e eletrocardiograma, são incluídos no Programa.
Duas vezes por semana, com duração de uma hora cada, os professores de Educação Física orientam atividades compatíveis com as condições físicas e com a sua faixa etária da pessoa idosa. Para controle e detecção de qualquer anormalidade, um enfermeiro e um técnico em enfermagem fazem exame de dextro (dosagem glicêmica) e aferem a pressão arterial em cada sessão.
A partir de março a UBS Adauto Ribeiro pretende incluir uma palestra mensal de um nutricionista no Programa, o que futuramente será estendida às demais.