logo

Tomiko Born falecida ontem, foi homenageada em Caldas, MG, cidade que adotou há 18 anos

Reprodução da foto de abertura da 1ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, de 2006, quando a Tomiko Born falou em nome dos idosos do país, na presença do então presidente Luiz Inácio da Silva e a esposa Marisa Letícia da Silva. Foto: jornal3idade.com.br

Reunir pouco mais de 60 pessoas, na semana em que a própria Prefeitura da cidade e a maior parte dos órgãos públicos estão de recesso, devido às festas, foi um grande acontecimento, ainda que triste, na pequena cidade de Caldas, no Sul de Minas Gerais. Amigos e admiradores foram dar o último adeus a professora, gerontóloga e ambientalista Tomiko Born, que faleceu ontem, 27 de dezembro de 2021, no hospital da Unimed, em Poços de Caldas, por volta das 16h30.

A partida de Tomiko não muda a vida somente dos que a admiravam. Muda também a vida da cidade de Caldas, que ela escolheu há 18 anos para morar. Ser generoso sempre e não deixar de lutar nunca é o maior legado que a ela deixa para todos nós. Ela buscou até o fim transformar essa realidade tão dura que vivemos no Brasil, disse o vereador da cidade, Daniel Tygel (PT).

Daniel, de 41 anos, tem menos da metade dos 89 anos que tinha Tomiko, e era um dos seus grandes amigos e companheiros de lutas pelo meio ambiente da região. Por isso foi convidado pelo viúvo, o artista plástico Hans Born, de 86 anos, a fazer o discurso de despedida com corpo presente, que antecedeu ao início do processo de cremação, que se dará em Limeira.

Desde que foi morar na cidade, em 2003, a convite do escritor Rubens Alves, falecido em 2014, Tomiko abriu novas frentes de trabalho. Mesmo antes de assumir o comando da redação do Jornal Sonha Caldas, após o falecimento dele, ajudou a criar associações ambientalistas, num trabalho aparentemente diferente de toda a sua carreira de assistente social, professora e uma das pioneiras da gerontologia no Brasil.

Ela ajudou a criar a Associação Pedra Branca, uma entidade ambientalista que vem ganhando projeção nacional, pela resistência ao processo de mineração que tem devastado a Serra da Pedra Branca. Também foi uma das fundadoras da Associação Oportunidade, criada em 2001.

O grupo de consumo responsável, um dos trabalhos que a Tomiko ajudou a criar, teve uma efervescência enorme nos últimos tempos. Toda semana era uma confusão de pessoas indo buscar cogumelos, frutas, legumes, sucos, geleias, tudo orgânico. O barracão era na casa dela, que esteve sempre à frente da organização. Em 2018, no auge da polêmica das eleições, com toda a região polarizada nas campanhas, a Tomiko já com mais de 85 anos, andava debaixo do maior calor fazendo campanha para o Haddad, conta o vereador Daniel Tygel.

 

Livro que Tomiko Born ajudou a organizar, no começo do trabalho com idosos na cidade de São Paulo, no final dos anos 80.

Tomiko Born queria muito chegar aos 90 anos com saúde e lucidez. Uma frase sua que ficou bastante conhecida foi proferida às vésperas de completar 70 anos: Quem vai cuidar de mim quando eu ficar velha? 

Ela não teve tempo de saber. Foi ela que cuidou de muita gente até o fim.

Em entrevista Tomiko Born contou sua trajetória

Conheça um pouco mais da Tomiko na entrevista concedida a Especialista em Gerontologia, Marília Berzins, ao canal O que Rola na Geronto

Nota da Aliança em Prol da APA da Pedra Branca

A Aliança em Prol da APA da Pedra Branca vem a público, com imensa tristeza, comunicar o falecimento da amiga e apoiadora Tomiko Born.

Desde que se mudou para Caldas, junto com seu companheiro Hans, Tomiko sempre se engajou nas lutas socioambientais de Caldas e da região da Serra da Pedra Branca.

Tomiko e Hans vieram para Caldas a convite do escritor Rubem Alves, que fundou o jornal Sonha Caldas. Após seu falecimento, Tomiko assumiu a direção do jornal, que passou a contar com o apoio e parceria da Aliança

Tomiko atuou e presidiu a Associação Oportunidade, que mais tarde viria a compor a Aliança. Ela apoiou todas as ações da Aliança, desde sua fundação, seja como sócia-contribuidora, seja com a venda de produtos para financiar a organização. O Barracão de Artes e Criatividades foi palco de diversas ações da Aliança.

Nos últimos anos, dedicou muitas energias ao CORE, grupo de consumo responsável batizado por Tomiko. Por inúmeras vezes, produziu geleias e disputadíssimos biscoitos, cujo valor da venda foi revertido ao grupo e à Aliança.

Na última edição do Festival de Violas e Sonhos, Tomiko foi homenageada e fez um discurso defendendo mais investimentos em arte e cultura na cidade de Caldas: “Senhor Prefeito, vamos investir [em cultura]! eu não posso deixar de clamar por este tipo de coisa. É preciso que o povo sonhe, porque é através dos sonhos que conseguimos realizar essas coisas maravilhosas”, disse ela.

A Aliança em Prol da APA da Pedra Branca compartilha no dia de hoje a dor da perda com todas e todos que puderam conviver com Tomiko, e partilhar do seu amor pela arte, pela natureza e pela vida.

Seguimos trabalhando com a certeza de que o melhor que podemos fazer pela memória de Tomiko é continuar nosso trabalho em defesa do meio ambiente e da justiça social.

Tomiko, que o eterno sol te ilumine! Por aqui, buscaremos seguir seu exemplo de vida: solidariedade e dedicação ao bem comum. 

 

Viva Tomiko, presente hoje e sempre!