Campeonato Brasileiro de Gateball será em Sorocaba nos dias 18 e 19 de abril

Foto do pré-lançamento do campeonato brasileiro de gateball em Sorocaba. Colaboração PMS / escrito e fotografado por Roberto Menna/Semes
Foto do pré-lançamento do campeonato brasileiro de gateball em Sorocaba. Colaboração PMS / escrito e fotografado por  Roberto Menna/Semes
Foto do pré-lançamento do campeonato brasileiro de gateball em Sorocaba. Colaboração PMS / escrito e fotografado por Roberto Menna/Semes

O Campeonato Brasileiro de Gateball vai se realizar na sede da União Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Sorocaba (Ucens), nos dias 18 e 19 de abril de 2015, recebendo aproximadamente 300 equipes de todo o país.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer de Sorocaba, Francisco Moko Yabiku, o objetivo da exibição é de estimular a prática desse esporte oriental que trabalha o corpo e a mente sem nenhuma espécie de restrição. “Com o gateball queremos oferecer um esporte pouco conhecido no Brasil, apesar de bastante jogado em clubes japoneses, mas que possibilita o exercício sem discriminação de idade ou condição física”, destaca Yabiku.

O espaço para a prática do gateball no Clube do Idoso do bairro de Pinheiros, em Sorocaba, foi inaugurado em julho de 2012 e denominado “Jogi Henna”, em homenagem ao imigrante japonês que firmou raízes em Sorocaba como comerciante e que foi um dos primeiros praticantes do esporte na cidade.

 

Sobre o Gateball

O Gateball foi criado em 1947, no Japão, por Eiji Suzuki. O jogo era originalmente concebido para crianças, mas pessoas de todas as idades também se entusiasmaram pela modalidade porque ela pode ser praticada mesmo em idade avançada, é fácil de aprender e não exige muito fisicamente. Além de possibilitar a prática entre família, está lentamente se tornando um esporte de gerações.

O gateball é jogado em uma quadra retangular de 20 a 25 metros de comprimento e 15 a 20 metros de largura. Cada quadra tem três ‘gates’ (arco) e um ‘goal pole’ (pino central). É jogado por dois times – vermelho e branco – de cinco jogadores cada. Os jogadores têm bolas numeradas correspondentes com suas ordens de jogo. As bolas vermelhas são ímpares e as brancas pares. Os times marcam um ponto por bola rebatida com o ‘stick’ (taco) que atravesse um arco e dois pontos por atingir o pino central. Um jogo de gateball tem duração de 30 minutos.