logo

Praia Grande além de anfitriã da 3ª etapa do JOMI 2022 terá a maior delegação

Apresentação da delegação da cidade de Praia Grande, que também será a anfitriã da 3ª etapa do JOMI 2022. Foto: Secom/PMPG

Praia Grande, além de anfitriã da 3ª etapa do JOMI 2022- Jogos Estaduais da Melhor Idade de SP, de 17 a 22 de maio, terá também a maior delegação do evento com a participação de 160 pessoas, entre atletas, técnicos e pessoal de apoio.

A apresentação oficial da representação praia-grandense, que disputará as 14 modalidades da competição, foi na última quarta-feira, 11 de maio, no auditório Jornalista Roberto Marinho, no bairro Nova Mirim. 

O chefe da delegação local será o Subsecretário de Esportes e Lazer, Cláudio Luiz Monteiro de Morais, chamado por todos pelo apelido de Camarão. O grupo da Cidade ficará sediado na Colônia de Férias dos Metalúrgicos.

Os dois principais ginásios esportivos da cidade-o Falcão e o Rodrigão- não serão utilizados, já que estão no esquema de atendimento e vacinação contra a Covid-19.

JOMI Praia Grande

A fase regional, na Praia Grande, será a terceira classificatória para a final estadual, que será em Presidente Prudente, entre 28 de junho e 3 de julho. 

Estão sendo esperadas cerca de 2500 pessoas de 24 cidades do Litoral Sul, da Grande São Paulo e da Capital, que fazem parte da 1ª Região Esportiva de SP.

A abertura oficial do JOMI será no dia 18, a partir das 13 horas, no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, Bairro Quietude. Após a festa, às 15 horas, terá início a competição da modalidade de coreografia.

JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade

O JOMI é o novo nome do antigo JORI-Jogos Regionais do Idoso- que realizou 23 edições, coordenadas pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras onde eles aconteceram. O nome foi mudado pelo governador João Dória, na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19. 

Esse é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino. 

As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras pessoas colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).

Calendário de todas as etapas

Reportagens 3ª etapa do JOMI 2022 na Praia Grande