logo

Entrevista com o presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa do Tocantins, Valtrude Messias

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Tocantins (criado em 2002), Valtrude Messias, é o quarto entrevistado da série que o Jornal da 3ª Idade está fazendo com todos os presidentes de conselhos de defesa das pessoas idosas na Região Norte do Brasil.

Messias, como é tratado por todos, tem 66 anos, está na presidência do  CEDIPI-TO pela segunda vez (a primeira em 2018),  como representante da sociedade civil. A atual gestão terminará em junho de 2024. 

Durante 8 anos, até julho passado, estava como Coordenador Regional Norte 3 (Tocantins, parte do Pará e parte do Mato Grosso) da Pastoral da Pessoa Idosa, ele é diácono permanente, ordenado desde 5 de maio de 2005. Casado, tem 2 filhos, 7 netos e 5 bisnetos.

Ele acabou de defender uma tese de conclusão do curso de Especialização em Dimensão Social da Fé, na Universidade Católica de Pernambuco, com o tema “Os conselhos de direitos, representação e participação popular: o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa no Estado do Tocantins”.

Jornal da 3ª Idade – Qual a situação atual do CEDIPI-TO? O Conselho se encontra em pleno funcionamento?

Valtrude Messias, presidente do CEDIPI-TO – Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Tocantins –  O Conselho está em pleno funcionamento, mas com muitas dificuldades. Nosso território é grande, as distâncias para locomoção também são vastas. O acompanhamento aos conselhos municipais, que acredito ser um ponto comum na atuação de todos os estaduais do país, é complicado pela falta de apoio financeiro para a logística de viagens. Ainda assim conseguimos fazer várias visitas e principalmente buscar orientar as cidades para a criação das suas políticas municipais voltadas para a pessoa idosa.

Jornal da 3ª Idade A gestão que está em exercício quando termina seu mandato?

Valtrude Messias, presidente do CEDIPI-TO- Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Tocantins – Em junho de 2024, quando vamos completar dois anos.

Jornal da 3ª Idade –Quantos conselhos municipais existem no Estado do Tocantins?

Valtrude Messias, presidente do CEDIPI-TO- Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Tocantins –  No Tocantins temos 139 municípios com 98 conselhos municipais criados, sendo que atuantes, de verdade, somente em 57 cidades. Sabemos que existe uma lacuna a ser preenchida, por isso, estamos nessas ações de ajudar os municípios a criarem os seus conselhos. Buscamos orientar na criação de um plano de trabalho, na constituição de um regimento interno que possa fazer com que o conselho realmente funcione. Estamos otimistas. Estamos também nos preparando para as conferências municipais que faremos no próximo ano.

Jornal da 3ª Idade – O senhor já conseguiu encaminhar a criação do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa? Das 57 cidades mais atuantes, quantas tem o Fundo Municipal?

Valtrude Messias, presidente do CEDIPI-TO- Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Tocantins Ainda não conseguimos a criação do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Tocantins. No dia 5 de janeiro deste ano conquistamos a  Lei 4109, que instituiu a Política Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Estamos trabalhando para termos o Fundo Estadual. Na minha primeira gestão como presidente do CEDIPI, em 2018, protocolei o processo de criação do Fundo Estadual. Quando retornei no ano passado percebi que estava tudo parado, engavetado. Então estamos trabalhando muito para que a Lei seja publicada logo. Também estamos orientando para que as cidades façam o mesmo. Nesse início de dezembro de 2023, temos 14 cidades com o seu Fundo criado e outras 5 com as leis em elaboração.

Jornal da 3ª Idade – Quais as perspectivas do Conselho para 2024?

Valtrude Messias, presidente do CEDIPI-TO- Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Tocantins – Estamos otimistas. Acredito que a realização das conferências municipais de 2024 vão ampliar as discussões das políticas públicas para as pessoas idosas.