O bombeiro aposentado, Coronel Taneo Campos, de 87 anos, morador de Águas da Prata, no Interior de SP, ganhou cinco medalhas de ouro e uma de prata em competições de natação do “World Fire and Games”. As provas foram realizados em Birmingham, no Alabama (Estados Unidos), entre os dias 27 de junho e 6 de julho.
Os Jogos Mundiais de Polícia e Bombeiros acontecem a cada dois anos, com a presença de atletas de 70 países, todos membros ativos ou aposentados das forças de segurança e emergência. Em 2025, a adesão superou as expectativas e mais de 9 mil atletas estiveram participando.
Desde que se aposentou, há 37 anos, já conquistou mais de 40 títulos, em treze vezes em que esteve no mundial. Nas provas na piscina norte-americana, ele foi medalha de ouro nas provas dos 200, 100 e 50 metros livres, e nos 100 e 50 metros costas, além da prata conquistada na prova de revezamento.
Como militar, ele começou carreira em 1958 como guarda-vidas e depois serviu à 1ª Companhia de Bombeiros de Santos. Após passagens pelo 32º Batalhão do Interior (responsável pelos municípios da Baixada Santista, na época) e pelo antigo 2º Grupamento de Busca e Salvamento, encerrou a trajetória no 1º Grupamento de Bombeiros, no centro de São Paulo.