Os 11º Jogos Abertos da Pessoa Idosa de São Mateus, na Zona Leste, a única competição regionalizada de atletas da terceira idade da cidade de São Paulo. Eles aconteceram na última semana, nos dias 30 e 31 de outubro, com a presença de cerca de 900 pessoas. As disputas ocorreram no CEU Alto Alegre, na Rua Av. Bento Guelfi, s/n, no Jardim Alegre, na Zona Leste da capital, em São Paulo.
A novidade de 2025 foi a realização das competições divididas em dois dias: na quinta-feira, dia 30/10, foram disputados os jogos do Voleibol Adaptado, nas quadras do CEU Alto Alegre. Neste mesmo dia, as disputas da Bocha foram no CDC São Rafael, na R. Ernesta Fracarolli – Jardim São Rafael. Na sexta-feira, dia 31/10, aconteceu a abertura solene com a presença de autoridades, o desfile das delegações e as competições das demais modalidades.
Na mesa solene de abertura estavam: Sufia Duarte, presidente do Fórum do Cidadão Idoso de São Mateus; Tatianna de Lacerda Almeida, chefe do Núcleo Educacional do CEU Alto Alegre; Osvaldino Matos Nunes, vice-presidente da Associação Padre Moreira; Augusto Versuri, coordenador da Rede de Atenção à Saúde da FUABC; Patrícia Querubim Ritt, supervisora de saúde de São Mateus; Claudia Santos Fernandes, da assistência técnica educacional da diretoria do CEU de São Mateus; Juliana Cardoso, deputada federal (PT-SP); Toninho Vespoli, vereador (PSOL-SP) da Comissão do Idoso da Câmara Municipal; José Ronaldo Santana, coordenador de governo local da Subprefeitura de São Mateus; Marcelo Luiz Mendes, diretor da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer; e Claudemir Mancini, diretor do CEU Alto Alegre.
Foram disputadas 12 modalidades com participantes 60+, que nesse tipo de torneio são tratados como “atletas”: Coreografia (equipe), Damas (individual); Dança de Salão (dupla); Dominó (dupla); Truco (dupla); Tênis de Mesa (individual); Voleibol Adaptado (equipe); Bocha (dupla); Xadrez (individual); Natação (individual) e Tranca (dupla).
O JAISM é mais do que uma atividade esportiva. Sua realização é um momento único de encontros, convivência e pertencimento entre as pessoas idosas, disse a assistente social Vera Lucia Mariano. Ela é a interlocutora da Saúde da Pessoa Idosa para o território na Secretaria da Saúde e também coordenadora da comissão organizadora do 11º JAISM.
O torneio é uma iniciativa do Fórum do Cidadão Idoso de São Mateus, com a organização conjunta da Prefeitura do Município de São Paulo, da Subprefeitura de São Mateus, da Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus, Fundação ABC e Associação Padre Moreira. Também conta com a parceria do Educação do CEU Alto Alegre e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Veja as fotos os resultados do JAISM 2025 por modalidade